SOBRE

A Escola Pio XII possui uma ampla área verde (bosque, parque e pomar). É acolhedora, que prima pela valorização da família, busca o desenvolvimento do educando de forma que o processo ensino aprendizagem seja de qualidade.

A Escola Pio XII foi fundada pelas missionárias Claretianas, que desempenham uma vasta missão: saúde, educação, cuidado com idosos, pastoral, catequese e outros. Sendo assim, surgiu a necessidade de ampliar a área educacional, para atender a demanda do momento atual. A Escola foi fundada no dia 13 de maio de 1961, por Dom Geraldo Fernandes e Madre Leônia Mílito.

Há mais de 60 anos educando para vida e solidariedade!

A Escola Pio XII busca a interação entre os pais, professores e alunos, visando um melhor resultado na formação integral do educando.

Nossa proposta pedagógica objetiva promover uma educação libertadora. Madre Leônia Milito defendia que “a educação deve ser baseada na arte, na bondade e no amor para poder descer ao coração das pessoas e transformar a vida”. Dom Geraldo Fernandes nos aponta o amor como único método pedagógico eficaz para uma educação ativa, criativa, libertadora e integral. Tanto Madre Leônia como Dom Geraldo, valorizavam muito a afetividade e a intuição na delicada tarefa de educar para a vida.

A família deve ser envolvida nesse processo de acompanhamento da ação educativa da escola. A proposta carismático-pedagógica da Escola Pio XII pode ser assim definida: Educando para a vida e solidariedade, para que a cultura da solidariedade, da fraternidade, do amor e da verdade seja desenvolvida, cultivada e assumida como eixo orientador e dinamizador da nossa missão de educar. Trata-se de ir desenvolvendo, educador e educando, uma maneira própria de situar-se no mundo e de contribuir para a construção de uma sociedade nova, fundamentada na dignidade da pessoa humana e que tem como meta a comunhão social.