Atividades desenvolvidas após o horário das aulas, que atendem às necessidades didáticas, lúdicas, recreativas e esportivas dos alunos. A criança é orientada, desde cedo, a adquirir uma metodologia adequada de estudo, desenvolvendo a noção de tempo necessário para fazer os deveres e uma boa base de organização.

Ballet

A prática do ballet desenvolve a coordenação motora, o ritmo, a musicalidade, além de obter uma postura bonita e o gosto por vários tipos de artes ligado ao ballet, como por exemplo, a arte cênica. Outro ponto importante do praticante de ballet está relacionada a questão da disciplina.

Coral

O Coral na Escola Pio XII foi idealizado para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar de aulas ao longo do ano de 2017. Destacamos a importância da realização de um trabalho de coro infantil e os benefícios que tal prática traz para a formação da criança tais como:

• Físico: Desenvolvimento dos pulmões; flexibilidade dos órgãos de fonação; desenvolvimento do raciocínio; aperfeiçoamento do sentido auditivo.
  • Moral: Ajuda na formação do caráter, pelas boas ideias contidas nas canções; desenvolvimento do senso crítico, formando “bons ouvintes”.
  • Social: Convivência em grupo; respeito mútuo.

Judô

Diante das inúmeras mudanças que ocorrem no mundo contemporâneo, verificam-se muitas questões que acompanham as transformações, principalmente as relacionadas ao bem estar físico e social. Tendo isto em vista, a Academia Futuro Faixa Preta de Judô e a escola Pio XII propõe desenvolver bio-psico-socilmente a criança através da prática de uma atividade física diferenciada, melhorando sua qualidade de vida.

O judô traz muitos benefícios ao praticante; ao contrário do que a maioria das pessoas pensa as lutas orientais não aumentam a agressividade da criança, pelo contrário elas possuem muitas propriedades que melhoram física, mental e espiritualmente o indivíduo. Mais que uma simples luta, o judô é uma lição de respeito e perseverança para praticantes de qualquer idade.

Nos aspectos educacionais visamos a melhora na educação geral, com aprendizagem, cooperação, tolerância, respeito, generosidade, compostura e cortesia.

Futsal

O futsal além de ser fenômeno nacional é um importante instrumento para a criança desenvolver suas capacidades físicas, técnicas, táticas, cognitivas de percepção e antecipação de decisões além dos valores humanos. Esse esporte também é um meio educativo, que proporciona ao aluno contato com valores culturais, desenvolvendo tanto o aspecto social quanto motor conduzindo-o ao verdadeiro crescimento

Um dos objetivos do futsal é verificar o desenvolvimento das habilidades específicas do jogo, tais como passe, condução, desarme, antecipação e finalização.

Sapateado

O sapateado é um dos mais diferentes e bonitos estilos de dança. As coreografias exigem ritmo, sincronismo e atenção. Os sons emitidos pelas batidas dos pés no taco são produzidos por placas de metal (chapinhas) colocadas nas solas dos sapatos.

Teclado

O teclado é um dos instrumentos mais populares para crianças aprenderem a tocar, pois podem facilmente aprender a tocar músicas conhecidas. Frequentar aulas e praticar em casa também reforça a boa coordenação motora, além de ser uma experiência musical positiva e divertida.